Como funcionam as novas mecânicas de Viagem para Nyx

Deixe um comentário

Como já noticiei, foi lançada a nova edição de "Magic: The Gatering", "Viagem para Nyx", que é baseado na mitologia greco romana. E como todos aqueles que jogam Magic sabem, nova edição igual a novas regras e mecânicas.

Para orientar velhos e novos jogadores de Magic, aqui está uma copilação das novas mecânicas, tiradas do próprio site da Wizard of the Coast. Confira:

Constelação: Cartas de encantamento com essa habilidade representam as constelações divinas que permeiam o céu noturno no plano dos deuses e, atualmente no "cenário" do jogo, até mesmo o plano dos mortais. Essa habilidade funciona toda vez que esse ou outro encantamento entra em jogo sob seu controle. Ou seja, todas as cartas com essa habilidade irão funcionar com qualquer encantamento seu, independente de ser Aura, criatura encantamento, encantamento comum, criaturas com habilidade Agraciar, ou até uma ficha!

Esforço: Uma magia com a habilidade esforço permite que você, pagando mais mana, aumente o número de alvos dela.


Por exemplo, tomemos essa carta acima. Se usar ela em uma criatura, custa uma mana; mas se quisermos usar em duas cartas, será uma mana branca, mais 2 manas quaisquer e uma branca, totalizando quatro manas. E vai aumentando assim: 7 manas para três alvos,10 para quatro...

Entretanto, existe uma restrição para esta habilidade: não se pode usá-la para conseguir os mesmos efeitos duas ou mais vezes na mesma criatura. Ou seja, você não pode duplicar o pagamento de mana para duplicar o efeito almejado. Por exemplo, se você tem uma carta X que aumenta a defesa de uma criatura em +4 com o pagamento de duas manas, você não poderá aumentar o número do pagamento para quatro manas a fim de deixar uma só carta-criatura com +8 de defesa.

Heroico: Sempre que uma mágica for usada para afetar uma carta que já possua a habilidade heroico, o efeito da habilidade será ativado. A habilidade heroica somente é desencadeada pelo próprio controlador da criatura, quando ele conjura uma magia que usa a criatura portadora da habilidade como alvo. Não pode ser desencadeada pela ação de outro jogador.

Vidência: Esta é uma habilidade simples. Usando a carta de vidência, você tem acesso a visualizar a primeira carta de seu grimório e decidir se ela lhe é favorável ou não. Caso não seja, você poderá colocá-la no fundo do grimório e continuar sua jogada.


A carta acima apresenta indicação de Vidência 1, mas se a carta vier com a indicação de Vidência 2, 3, ou 4 (e assim por diante) você poderá visualizar o número de cartas indicadas.

Monstruosidade: Quando você paga o custo de mana indicado na carta, essa habilidade é ativada. Uma vez ativada, essa criatura se torna mais poderosa, ganhando um certo número de marcadores +1/1 e ganhando a condição monstruosa. Uma vez que a criatura vira monstruosa, não se pode usar a habilidade outra vez (óbvio, como você vai transformar em monstro algo que JÁ É um monstro?). Somente se esse efeito for anulado pode pagar de novo. E a criatura só deixa de ser monstruosa quando ela sai do campo de batalha. Algumas cartas, como essa abaixo, tem efeitos que são ativados quando se usa Monstruosidade.


Já outras,só tem habilidades enquanto forem Monstruosas...


Devoção e Deuses: Há cinco deuses que aparecem nos cards em Viagem para Nyx como criaturas encantamento lendárias com o tipo de criatura Deus. Cada Deus em Viagem para Nyx tem duas cores, completando o panteão de quinze deuses, que já apareceram em outras expansões. Um Deus de duas cores se manifesta como criatura no campo de batalha assim que sua devoção às suas cores é alta o suficiente.


Sua devoção a duas cores é o número total de símbolos de mana de qualquer uma daquelas cores no custo das permanentes que você controla. Você não precisa ter um número específico de símbolos de mana de cada cor. Só importa o total.

Os símbolos de mana híbrido como Vm/Br contam para as duas cores, mas não são contados duas vezes. Em outras palavras, os símbolos de mana híbridos só podem adicionar no máximo um de devoção a qualquer cor ou combinação de cores, mas eles adicionam um à sua devoção a qualquer combinação de cores que contenha qualquer uma de suas cores.

Assim como os outros Deuses, cada Deus de Viagem para Nyx é indestrutível e cada um é uma criatura somente se você tiver devoção suficiente às cores dele. Se um Deus entrar em jogo enquanto sua devoção às cores dele for menor do que o necessário, as habilidades que são desencadeadas quando é uma criatura não serão ativadas. Se um Deus no campo de batalha for uma criatura e sua devoção às cores dele ficar abaixo do número necessário, deixa imediatamente de ser uma criatura. Um Deus não pode atacar no turno em que entra no campo de batalha a não ser que possua ímpeto, mesmo que não seja uma criatura quando entrar no campo de batalha.Todavia, Deuses são sempre encantamentos lendários e suas habilidades funcionam sendo criaturas ou não.

Bem, é só isso pessoal. Outras habilidades ou já foram vistas anteriormente, nas edições passadas,ou explicadas na própria edição de Theros. Alguma dúvida, erro ou elogio? Usem os comentários seus vermes queridos leitores!