O que são camadas de personagem ?

Deixe um comentário
Quem leu a noticia sobre o Vertigo RPG, novo projeto "secreto" da Redbox viu que dois aspectos diferenciados do jogo serão as "skill trees" (prefiro em inglês.Acho "arvore de habilidades" feio demais) e as camadas de personagem. Para quem já jogou rpgs eletrônicos é fácil saber o que é skill trees, mas creio que,como eu, vocês se perguntaram: o que são essas camadas de personagem? 
Conforme foi explicado no blog da Redbox, as camadas de personagem servem para definir o que o personagem é, representando em poucas palavras, a base do personagem e é a partir delas que as skill trees evoluem. No jogo, existem quatro tipos de camada: humano, aberração, sobrenatural e demoníaco, sendo que um jogador pode evoluir seu personagem em, no máximo, três. 
A camada humano é a mais fácil, e obrigatória(!). As skill trees que evoluem a partir dela dizem respeito à profissão do personagem (se ele é médico, policial, estudante), etc. A camada aberração define uma habilidade extraordinária que se limita ao corpo do personagem, e as skill trees que evoluem a partir dela dizem se ele é um vampiro, licantropo,nephilin, mutante deformado que pinga pus ácido, etc. A camada sobrenatural indica ocupação extraordinária exercida pelo personagem, e as skill trees que evoluem a partir dela determinam se ele é um mago, um exorcista, um médium, um psiônico, etc. Por fim, a camada demoníaco diz respeito a uma relação que o personagem tem com o Inferno; se ele foi concebido através da relação (consensual ou não) de um humano com um demônio, se ele foi oferecido em um ritual quando nasceu, etc. Ela dá poderes especiais ao personagem, de origem infernal, como conjurar demônios com o pensamento para auxiliá-lo em um combate, escurecer uma determinada área, dentre outras opções.
A partir da combinação das camadas, o personagem será construído.E como ele será, fica ao seu gosto aqui vão alguns exemplos de personagens e quais camadas estão envolvidas nele.

     
Scully e Mulder &                             Rust Cohle e Martin Hart, 
exemplos de personagens que só usam a camada humana

 
 Carrie,uma estudante psiônica

  
Constantine: trambiqueiro e mago *coloquei as duas encarnações dele nas telas sim, porque não quero mimimi. Se quiser ficar de mimimi nos comentários, vá para o Omelete outro lugar!


HellBoy: agente do governo,demônio e invocado num ritual satânico.
Ou seja,graças a esses sistema de combinações entre as camadas as possibilidades são inúmeras e podem abranger todo tipo de campanha, desde a mais sombria e crua à mais exageradae insana.Mas cuidado, pois oficialmente,como disse antes, não se pode combinar as quatro camadas ao mesmo tempo! Você já estava criando um médico vampiro que é psiônico e joga lava pelas mãos graças a um pacto com o capiroto? Beleza, faça, mas cuidado, pois existe algo que jogadores que criam coisas assim costumam invocar facilmente e personagem nenhum consegue deter.
A fúria de um Mestre!

Até mais, e aguardem as novidades!