Seguidores

Motivos para você começar (ou voltar) a jogar D&D com 5ª Ed.

Deixe um comentário
A 4ª edição de Dungeons e Dragons já foi tão criticada que nem vou mencionar aqui seus defeitos, pois é como chutar cachorro morto. Todavia, a Wizards mandou seus editores trabalharem certo nessa nova edição, pra ver se recuperam o antigo prestigio (e lucro,óbvio) de antes. Eu já comentei sobre o que achei dessa nova edição, que já lançaram um PDF com as regras básicas pra jogar, em outro post.

Porém, parece que a 4ª edição "traumatizou" muitos jogadores, e some a isso uma resistência cada vez maior na comunidade rpgistica em aderir a novos jogos (se for indie então, coitado de quem deu a sugestão) e o sucesso de outros rpgs similares a D&D (Eu ouvi um Pathfinder,irmãos?). O que não deixa de ser contraditório, pois nunca tivemos tantas opções de jogos quanto agora,então deveria haver menos essas briguinhas bestas sobre qual jogo presta ou não!

Pensando nisso, resolvi enumerar alguns bons motivos para voltar a jogar D&D ou, caso voces nunca tenham tentado antes, começar a jogar agora!

1-Marca reconhecida: graças ao 1º D&D, lá nos anos 70 é que o gênero RPG nasceu.No dia  09/09/14, pra ser bem exato, o jogo completou 40 anos de existência e hoje tem 5 edições oficiais e um imenso catalogo de produtos (miniaturas, romances, jogos eletrônicos, acessórios em geral, e até algo que chamam de filmes, mas eu prefiro chamar de zoeira pós mortem com Gygax ). Obviamente é uma marca consolidada, que chama muita atenção,principalmente com um público de massa. Quando você fala com RPG com alguém,principalmente aos leigos, ela já associa a algumas imagens bem comuns. Uma delas é o desenho Caverna do Dragão que, originalmente se chama... Dugeons & Dragons! Se você adquire esse jogo e faz uma comparação do tipo "ah é um jogo que permite jogar aventuras com personagens como se fosse aquele desenho Caverna do Dragão", pode ter certeza que vai surgir gente interessada nele!

2- Imensa comunidade ativa: Tantos anos de existência levaram o jogo a uma comunidade enorme de gente que compartilha, discute e cria conteúdo do jogo, o que leva a uma fonte inesgotável de matéria e idéias a serem usadas para o mesmo.Sempre haverá pessoas falando de D&D pro bem ou pro mal, e participar dessas comunidades é uma ótima forma de descobrir pessoas interessadas e que podem até morar próximas a você!

3- Não é qualquer empresa: estamos falando da Wizards of the Coast, que pertence ao conglomerado da Hasbro, simplesmente uma das maiores (se não for a maior) empresa no ramo de brinquedos do mundo. Já ouviu falar de Transformers, G.I, Joes (chamados aqui de Comandos em Ação?) e Batalha Naval? Tudo dela. Após os problemas de rejeição dos fãs à quarta edição, eles procuram fazer um trabalho impecável, e todas criticas em blogs aqui e lá fora apontam: eles acertaram dessa vez! Some isso ao fato de que eles podem alinhar esse sucesso com diversos segmentos de mercado (miniaturas, romances, jogos eletrônicos, acessórios) e veja se isso não pode atrair novos e velhos fãs...

4- Fácil acesso: não é um grande desafio encontrar os livros de D&D. Mesmo livrarias não especializadas como Saraiva e Cultura os vendem e sempre é possivel usar a Internet para comprar em lojas como a Moonshadows e Kobolds Den e isso facilita todo o processo de acesso a novos matérias ,sendo importantíssimo para angariar novos interessados!