Resenha: Bang! Um Card Game de Faroeste-Espaguete

Deixe um comentário






A criatividade é algo realmente ilimitado, não é? A pouco tempo atrás fui apresentado por um colega, Murilo, um jogo rápido e divertido de que simula a atmosfera de filmes de Western, (ou Bangue- Bangue, Faroeste ou seja lá como vocês preferem chamar).Mais precisamente um Spaghetti Western, termo usado no cinema para se referir aos filmes italianos de faroeste (eles faziam muito sucesso por lá e eram tão bons que os próprios americanos curtiam, o que alavancou a carreira de gente como Sergio Leone, Enio Morricone, Franco Nero -o eterno Django- e Clint F$%¨KING Eastwood).

As principais diferenças de um Spaghetti para um American Western são como eles tratavam os personagens e a história. Americanos tinham seus personagens muito "bonzinhos": Xerifes e Cowboys eram quase sempre honrados, amigáveis, corteses com as damas e justo com os homens. Até os inimigos honravam o acordo, ou tinham momentos de nobreza. A história é bem maniqueísta ("bem contra o mal") e a esmagadora maioria termina bem, depois de alguns esparsos tiroteios durante o filme.
Italiano não tem nada disso, é mais no estilo da Máfia: um sujeito pior que o outro. O personagem principal na maioria das vezes é um matador de aluguel, bandido ou outro tipo de renegado, que enfrenta gente tão ruim quanto ele. Tem ambiguidade moral pra tudo quanto é lado, e tiroteio também, além dos finais serem mais "realistas", como o "mocinho" do filme não poder ficar na cidade e nem com a garota, afinal ele mandou aquela quadrilha pra vala, mas o irmão do Xerife pertencia a quadrilha, então é melhor ele vazar da cidade só por precaução.

Ok, essa explicação tem pouco a ver com o jogo, mas faroeste é um dos meus gêneros preferidos. Aliás, vou postar qualquer dia desses sobre esse período que até hoje serve como cenário para jogos de RPG, filmes e etc... Mas vamos voltar a falar do jogo!!!  
  
O conceito é bem simples, existem 4 tipos de personagens: Xerife, Renegado, Foras-da-Lei e Delegados.E afora o Xerife ninguém abe quem é o quê.

- Delegados e Xerifes vencem se o Xerife sobreviver
- Foras da Lei vivem se o Xerife Morrer (OH, RLLY??)
- E Renegado vence se se só ele sobreviver
Objetivos
Se vence o jogo eliminando os adversários,atirando e matando-os (afinal esse é um jogo de faroeste ) mantendo -se atento em cumprir seu objetivo, e não fazer como eu fiquei tão ocupado em manter me vivo que o xerife acabou morrendo...
Existe um numero limitado de balas para os jogadores que se recarregam por meio de outras cartas ou esperando sua vez , o que  pode ser muito tarde,principalmente se alguém pega uma Carta chamada Gatling Gun (que dá direito em atirar em todo mundo). As balas são representadas por marcadores e a "vida"varia conforme a classe e personagem.

*Recomendo escolher com cuidado em quem atirar. Primeiro para não revelar quem você é muito cedo. Segundo para não acabar matando um aliado!

As cartas que você pode possuir variam entre cartas de armas, que proporcionam um "alcance" melhor podendo acertar jogadores mais distantes ( só se pode atingir quem estádo seu lado, então torça para pegar um rifle, parceiro), cartas de "birra" (ou seja, a velha e boa cerveja, em italiano) que recupera pontos de dano ou a temivel DINAMITE, que pode explodir a mão de qualquer jogador, e o tira do jogo.Além disso tudo, os jogadores também recebem cartas de personagens que possuem habilidades próprias como atirar mais de uma vez ou descartar cartas para recuperar dano,além definir o que você é -Xerife, Renegado, Foras-da-Lei e Delegados.

*Um detalhe não mencionado, mas o baralho que eu joguei era importado e por isso era em
italiano. Mas Murilo tem tanto a versão nacional, quanto a original sendo que uma era expansão e outra não.Por isso essas cartas em italiano, capisce?

A arte é bacana,a tradução está boa e o preço não é alto (em torno de 15 paus na internet, e aconselho procurar nela, porque nas lojas físicas, segundo ele, tá muito difícil achar). Ouvi rumores de que haveria uma caixa grande em torno de R$30, com expansões do jogo mas rumores não contam.                                                                                                
Se você interessou, entre na loja da Grow, que o vende e distribui por aqui.

 http://www.lojagrow.com.br/jogo-bang--pocket-03178/p