Financiamento coletivo: HQ e RPG Beladona

Deixe um comentário

Olá, rebanho de vagais queridos leitores. Lembrei que num post passado falei sobre os financiamentos coletivos lá fora e aqui dentro que estavam em aberto. Porém os daqui de dentro do país eu já tinha mencionado, com exceção desse Beladona. É hora de falar dele! Tomem aqui o anuncio no Catarse:
*Atenção: Post cumprido pra cacete a frente!!
Beladona é um web quadrinho de terror, ou seja, uma história em quadrinhos publicada diretamente na internet.
Ela é disponibilizada gratuitamente no portal Petisco desde Dezembro de 2011, e todo o sábado há uma página nova no ar.Dois capítulos já estão disponibilizados por completo e o terceiro está em andamento, então os recém chegados a esse universo já podem ter uma boa ideia de como é a história:
7EJSrfW

A História

Samantha é uma menina atormentada por pesadelos terríveis todos os dias desde os 7 anos de idade. No entanto, tais pesadelos não são mero acaso.
A história se passa em dois mundos: Primeiro o mundo real, especificamente no Rio de Janeiro. Mas não o das praias, nem nenhum dos estereótipos, apenas se passa na cidade e isso pode ser visto eventualmente, como no Colégio Pedro II onde a personagem estuda além de uma passagem pela Lapa e demais detalhes de ambientação. Segundo, e que na verdade é onde se passa a maior parte de nossa história: um mundo que chamaremos a principio de ‘mundo dos pesadelos’.
Não é utilizado um nome especifico para esse ‘mundo dos pesadelos’, mas se revelará como sendo muito mais do que mero palco para sonhos ruins, e qualquer detalhamento nesse sentido poderia estragar muitas surpresas que valem a pena dentro da história.
Nesse mundo dos pesadelos, Samantha é perseguida constantemente por espíritos que a atormentam e que claramente desejam seu mal, mas isso tudo tem um propósito sinistro e que a levará a uma jornada com momentos de superação, descoberta, euforia, depressão e violência.
O terror empregado em Beladona também varia, passeando pelo terror de susto no primeiro capítulo, subindo ao terror psicológico no segundo, e o clima de terror não se limita ao mundo dos pesadelos. O suspense impregna a história do início ao fim, o que vêm deixando muitos dos leitores regulares da história no site em apuros ao ter de esperar uma semana para ler a página seguinte. Roem unhas, arrancam os cabelos…

O projeto

O objetivo do projeto aqui no Catarse é a impressão do livro com todo o conteúdo de Beladona. Além dos 3 capítulos principais, dois capítulos intermediários exclusivos serão publicados mas não estarão à disposição no site.
Considerando o carinho e o retorno de nossos leitores e críticos, foi decidido dar um acabamento de primeira linha para a versão impressa desse material. Portanto, apesar de ser um projeto independente e de produção compartilhada com o publico através do Catarse, as especificações técnicas são iguais ou superiores às dos principais lançamentos editoriais do mercado brasileiro. No nosso entender esse é o tratamento que Beladona merece, e temos certeza qualquer leitor pensará o mesmo. Através do Catarse iremos deixar o livro do jeito que entendemos ser necessário, além disso é uma oportunidade pro leitor se tornar parte do projeto e receber uma enxurrada de conteúdo exclusivo, material extra e nos ajudar a dar vida a um universo expandido para além da história principal, o que não seria possível de outra forma.
Para isso, precisamos alcançar a meta de R$30.000, o que a principio pode parecer alto, mas considerando o nível do material que queremos entregar nas mãos de nossos leitores, verão que é um valor justo e coerente:
Nossos colaboradores podem ficar tranquilos sabendo que estarão obtendo um verdadeiro objeto de colecionador ao adquirir o livro:

• 184 páginas coloridas;
• Miolo em papel couchê matte 115 g/m²;
• Capa triplex 250g/m²;
• Formato 18,5 × 30,0 cm;
• Lombada quadrada;
• Cerca de 15 páginas com material extra exclusivo.
Além das especificações físicas do livro, vale ressaltar que uma equipe de profissionais da área trabalhará conosco para desenvolver um projeto gráfico e editorial de primeira linha com o intuito de atender ao mais alto padrão de exigência. Esse formato e esse acabamento são importantes para valorizar as cores e composições das páginas, favorecendo a imersão do leitor.
O livro será enviado para os colaboradores entre Janeiro e Fevereiro de 2015!
Boa parte do livro já está pronta, e até o final da campanha o livro já estará 100% fechado, pronto para ir para a gráfica. O lançamento oficial será em São Paulo, na Comic Con Experience (CCXP).
Contamos ainda com uma parceria muito bem vinda com a AVEC editora!
A produção do livro será feita através do Catarse e com liberdade editorial dos autores, mas felizmente encontramos na AVEC uma parceira de braços abertos que irá nos ajudar com a distribuição do material para livrarias de todo o Brasil, afinal de contas publicar um livro lindo desses e não colocá-lo no seu devido lugar seria realmente um pecado. Ainda contaremos com a colaboração da AVEC para tradução do material, que ganhará uma versão e-book em Inglês!
Mas atenção, a nossa parceria com a editora não envolve ajuda financeira no projeto do Catarse, para o livro se tornar realidade precisamos do seu apoio!

Muito Bem: Li o miserável e também olhei o Catarse, e tenho boas noticias. Uma é que a HQ é muito boa!A história instiga você a ler cada página, ansioso para saber o desfecho e apesar da arte não ser do jeito que gosto (curto aquelas super realistas ou tão bem feitas que parecem pintura. Alex Ross = DEUS desse estilo), admito que casa perfeitamente com o clima soturno da historia. E a melhor é que ela foi financiada e lançada, logo, se atentem nas livrarias da sua cidade. pode ser que ela tenha chegado!
A unica coisa que fiquei decepcionado é ela, a autora,é que não entra em detalhes sobre o RPG: como é que funciona o sistema? É baseado em algum conhecido?É totalmente inovador, criado justamente para essa história? Usa que dados?  

Bem então é isso. Apesar de quadrinhos ser a área do Edmário,outro membro do Mega Hero, fica essa dica para os fãs de terror. Quem sabe isso não inspire vocês para uma partida de Little Fears?
O quê? Nunca ouviram falar de Little Fears? Bom trata-se de um .... Ah, quer saber? Fica para um próximo post...