Financiamentos coletivos no final de ano-Protejam suas Carteiras!!

Deixe um comentário

Galera, faz um tempo que eu não falo sobre um outro vício meu por aqui: Financiamentos Coletivos. Para quem ainda não sabe bem o que é isso ( sério?), financiamentos coletivos são campanhas em que um indivíduo ou empresa apresenta um projeto publicamente e chama esse público para ajudar a viabilizar financeiramente esse projeto. As pessoas contribuem com dinheiro e recebem o produto e outras recompensas, muitas vezes exclusivas, dando opinião sobre o andamento do mesmo e influenciando o seu desenvolvimento.

Pessoalmente, adoro esse esquema de compra/participação no projeto. Você geralmente tem vários "previews" do jogo ao longo do tempo, dá opinião sobre algumas cosias nele, dita os rumos e os "extras" que serão desenvolvidos e, geralmente, ganha muito mais coisas com menos grana investida. É claro que tem algumas desvantagens e perigos. A primeira é que, raramente, esses projetos ficam prontos no prazo anunciado (e para quem adora esculhambar o Brasil, não é só aqui que atrasam não, lá fora é a mesma coisa). Você contribuiu com uma grana e demora bastante para ver o retorno (as vezes você até esquece e quando chega o livro você até acha que é presente!) E a pior de todas, mas que acontece raramente, é o projeto morrer. Apesar de tudo ainda acho que é um processo que vale a pena.

Nesse final de ano, há alguns financiamentos coletivos bem legais acontecendo para quem curte RPG, tanto aqui no Brasil como lá fora. Eu vou citar só alguns deles que me chamam mais atenção e que eu recomendaria para quem tem uma grana para investir. Se pudesse, contribuiria para todos, mas vou ter que escolher só um ou outro (sou só um estagiário e tenho uma vida social,acreditem vocês ou não).

Financiamentos coletivos lá fora

Sorcerers of Ur-Turuk: Um RPG de Espada & Feitiçaria com uma ambientação com influência persa/árabe, em um cenário desértico em que os jogadores assumem o papel de feiticeiros em uma antiga e corrupta Cidade-Estado. O jogo traz um revival do saudoso sistema D6 da West End Games, com um sistema de magia "free form" e um conceito de jogo que permite os jogadores interpretarem vários personagens que se relacionam. Por 20 Libras Esterlinas você pega um livrão de capa-dura "deluxe" todo colorido.

Um Ars Magica/Dungeon Crawls com Al-Qadim? Como isso pode dar errado? 

Paranoia: Um clássico RPG de humor-negro e futurista voltando em uma edição revisada e lançada em um Boxed-Set (a famosa caixa!) Em Paranoia os jogadores assumem o papel de cidadãos de um mundo controlado e governado por um super-computador que controla todo os aspectos da vida humana, mas todo mundo é feliz e adora o computador, até porque é um crime não ser, e o computador louco pode muito bem eliminar você por isso, ou por qualquer outro motivo. Talvez por isso há traidores do regime para todos os lados e os personagens devem obedecer suas obrigações e elimina-los, mesmo que os traidores sejam eles próprios! Há vários níveis de contribuição, mas por 50 Libras você ganha um boxed set deluxe com tudo que você vai precisar e um pouco mais!

Uma imagem que define Paranoía, caros leitores:


Death & Taxes: Death & Taxes é uma aventura/cenário para jogos de fantasia, principalmente os da OSR, que vem em um Boxed Set cheio de acessórios, miniaturas, dados e tudo mais. Esse aventura segue a linha da premiada Whisper & Venon lançada ano passado. É um prato cheio para quem quer algo mais na linha da OSR. Por 70 dólares você ganha uma caixa com tudo incluso, incluindo miniaturas!

Apesar de ter gostado do visual do produto, me parece ser "mais do mesmo" .Sabe aqueles cenários de fantasia bem pão com ovo? Pois é...

Financiamentos coletivos aqui no Brasil

Beladona: Beladona é uma web-series de quadrinhos nacional com temática de horror. O roteiro e as artes são excelentes e passam um clima bem dark e agora está na hora desse grande trabalho sair em formato de livro! Ademais, o livro ainda vai vir com um RPG baseado no cenário dos quadrinhos, com cenário próprio e sistema próprio! O financiamento termina em alguns dias e está bem próximo de fechar sua meta! Por 45 reais você ganha o livro impresso e os PDFs do RPG, Álbum e Making of.

Já que Little Fears, outro rpg de horror infantil, "flopou" nada como tentar garantir uma versão brazuca dele, né?
*(não é infantil no sentido de ser um horror besta ou fraco, mas sim porque seus personagens são crianças enfrentando monstros, sejam eles monstros de verdade vindos de outra dimensão,sejam os servos deles, como pedófilos e afins)

Numenera: O novo queridinho do Monte Cook vem chegando no Brasil pelo mesmo pessoal que trouxe o Yggdrasil, a New Order Editora. Numenera é um jogo com sistema próprio ambientada em um mundo que mistura fantasia com ficção científica. São vários os níveis de recompensa, mas para ganhar o livro em formato físico, você precisa investir pelo menos 130 reais.

Out Last Best Hope: Um RPG narrativo que se foca em criar histórias similares àquelas de filmes de apocalipse, como Impacto Profundo, Armagedom e outros. É um jogo rápido, simples e com um foco muito mais no ato de contar a história do que de jogar ela. Com 40 reais você já garante uma cópia impressa do jogo!

Fate Core: Outra sensação do ano foi o sistema FATE que ganhou uma porção de prêmios por ser um RPG narrativo que se propõe a criar histórias de indivíduos ativos e capazes de grandes feitos. As mecânica são simples, rápidas e abstratas permitindo um tipo de jogo mais focado na história e na ação do que em detalhes mecânicos. Além disso, o sistema é facilmente adaptado para diversos gêneros de jogo e cenários, o que é um grande atrativo. Com 55 reais você já sai com o livro básico na mão!

Então é isso aí, galera! O que vocês vão botar debaixo da árvore de natal?