Caçadores de Sonhos: Princípios da mecânica do jogo

3 comentários

Personagens

Os personagens,aqui chamados Sonhadores, são pessoas comuns, que adquiriram a capacidade de ver, interagir e adentrar os mundos do sonhos. São construídos com 3 esferas, como no Sistema Daemon ou no saudoso Mago a Ascenção, que medem sua capacidade de interação com o mundo Real, Racional e Imaginário, que variam de 0 a 10.

A esfera Imaginário é limitada por idade, mas sofre modificadores caso o personagem tenha atividades ligadas ao uso da imaginação. Além das três esferas temos medos, sonhos, qualidades, defeitos e habilidades que dão modificadores nos testes (de -3 a +3) quando ajudam ou atrapalham uma ação.
Os personagens também preenchem uma ficha de interação, que traça as ligações iniciais entre eles.

Sistema básico

1. Saca-se uma carta, soma-se a uma esfera + os modificadores (se houver) para se atingir uma dificuldade.
2. Pode-se forçar um sucesso em uma ação reduzindo-se um ponto em uma esfera.
3. se atingir até uma dificuldade -3 há um sucesso parcial e pode-se tentar de novo a ação, se atinge-se a dificuldade +3 o sucesso é absoluto.
4. Js, Qs, Ks, e coringas não resolvem ações mas implicam em consequências sobre toda a cena.
5. Combates e conflitos são realizados por comparação de Esfera + carta.
6. Em caso de empate o naipe define o desempate.
7. Se o ataque for bem sucedido, o naipe multiplica o dano básico da arma de x1 a x4.
8. O valor do dano é absorvido dos estados físicos.

Também está disponível, por R$30,00 uma versão desse RPG para o sistema Daemon (Rá, sabia que tinha influencia de Daemon!), em adaptação feita por Rick Moreira de Ávila.

Interação com o mundo dos sonhos

O mudo dos sonhos pode ser acessado pelo sono ou portais que os sonhadores podem ver. Divide-se em Fantasya(reino da imaginação fantástica), Techinia (reino da racionalidade técnica) e Pesadelo (Reino das angústias e medos).Toda interação com o mundo dos sonhos é feita com a esfera Imaginário. Além dos estados físicos os sonhadores possuem estados de sonho, que são como pontos extras para o mundo dos sonhos. Quando acabam os estados de sonho as pessoas comuns despertam, já os sonhadores passam a ter danos físicos (lembram-se de Matrix?HEHEHEHEHE ) .

Medo

Toda vez que um personagem é exposto ao seu medo, possui um fracasso ou dano ele recebe um marcador de medo, quando seus marcadores de medo superarem seu imaginário, sua imaginação estará dominada pelo medo, suas ações terão penalidades. Um marcador de medo é perdido a cada 3 sucessos consecutivos onde o sonhador enfrenta seus medos.

Criar sonho no mundo real

Sacrifica-se no mínimo 1 ponto de imaginário e se realiza um teste de imaginário contra uma dificuldade dada por condições ambientais (local, pessoas presentes, etc.).

Materialização

Os habitantes do mundo do sonho possuem características específicas em seu mundo, mas para se materializar utilizam a soma das características dos sonhadores presentes para substituir seus estados de sonho, Racional para habitantes de Techinia, Imaginário para habitantes de Fantasya e Medo para as criaturas do pesadelo.

Se interessou?Então confira abaixo o Fastplay de “Caçadores de Sonhos”, uma seleção de personagens prontos para você testar o jogo e um cenário de aventuras introdutório com a mecânica de aventuras aleatórias.