Cosa Nostra – como imprimir suas cartas de Aposta e Lei

Deixe um comentário

Um pequeno problema que vi nos comentários do play test de Cosa Nostra é que o baralho de cartas de Aposta e Lei não tinha instruções de como imprimir (dá pra você adquiri-lo já pronto mas aí você teria de pagar, e a galera prefere a versão 0800, óbvio.). Mas daí a própria Retropunk Games resolveu o problema, dando essas dicas de impressão. Para imprimir seu baralho direito, siga estas dicas:

cosa-nostra-cartas-de-aposta-e-lei1. Preste atenção na posição em que o papel deve ser colocado em sua impressora, para imprimir frente ou verso das folhas. Esta posição depende do modelo.
2. Imprima as seis primeiras folhas do documento (a frente das cartas) usando papel tamanho A4.
3. Atenção às configurações de impressão. Procure usar impressão CENTRALIZADA e desmarque a opção que altera o tamanho do documento para que “caiba na folha”. A impressão deve ser no tamanho verdadeiro do arquivo (100%).
4. A impressora pode avisar que haverá um corte nas bordas da impressão, nesta configuração. É normal.
5. Uma vez impressos, ajeite novamente as folhas (se estiverem muito deformadas pela impressora, deixe-as descansar sob um livro ou sob folhas de jornal com um peso, para que voltem a ficar lisas). Ponha as folhas impressas em sua impressora, de maneira que a próxima impressão seja feita no verso destas. Atenção para que a impressão não fique nem na parte impressa nem de ponta-cabeça.
6. Escolha um padrão de verso para seu baralho. As páginas 7 e 8 do documento apresentam duas possibilidades, uma mais simples e outra mais complexa. Caso sua impressora não centralize corretamente, recomenda-se a versão mais simples.
7. Imprima, deixe as folhas descansarem novamente e, com auxílio de um estilete e uma régua (preferencialmente uma régua de corte) faça o corte das cartas, utilizando as linhas de referência nas bordas. Dê preferência às linhas de referência da frente das cartas.
8. As cartas ficam melhores com um papel mais rígido, como papel glossy ou outros. Antes de usar estes papéis faça um teste (imprimindo uma página, frente e verso), e, sentindo-se mais confiante, imprima a versão final.
9. Se quiserem uma impressão a laser colorida, podem levar estes arquivos a um bureau de impressão junto com estas instruções e pedir ao funcionário que monte seu baralho.
10. Divirta-se!
Compre o baralho (em PDF) na Loja RedBox por R$2,50.