Morre Terry Pratchett (mas a sua obra não)

Deixe um comentário

(1948 - 2015)






















Mais uma morte significativa no mundo da cultura pop e nerd. Faleceu o escritor britânico Terry Pratchett, um dos autores mais aclamados das aventuras de fantasia. Suas obra mais conhecida era a série de livros Discworld, publicados desde 1983 até 2011, totalizando 39 obras, entre tantas outras.

Resumindo um pouco de Discworld para vocês, leitores, é um mundo de fantasia medieval padrão, mas nas mãos de Pratchett ele se tornou um fenômeno no resto do mundo graças a sagacidade e humor desse velhinho simpático aí de cima, que pegava os conceitos tão comuns nesse tipo de literatura (e por consequencia, nos RPGs) e subverte-los, ou como ele dizia: "apenas teorizar no livro mas, e se isso aqui acontecesse?". Um desses que eu tive o prazer de ler foi um em que a Morte cansada de ver heróis e vilões indo e voltando dos mortos quando bem queriam, resolve que tirar férias. E aí ninguém mais morre. E a baixaria se instala no mundo!

* Melhor cena: Cohan, o bárbaro sangui nus zói do grupo, depois de ver que não tá adiantado bater nos inimgos, pois eles não morrem,e vice versa, é quem dá a sugestão para todos tentarem parar e conversar. Ele descreve a expressão de espanto até dos bandidos em ver quem estava dizendo isso!

Infelizmente, hoje em dia é muito dificl encontrar os livros de Discworld mesmo em sebos,pois eles foram vendidos durante a década de 80 e inicio de 90 e depois sumiram. Mas não se desesperem. A editora Bertrand Brasil está voltando a lançar a série de livros Discworld. A ultima notícia que tive foi que haverá o lançamento de “Pequenos Deuses”, décimo terceiro livro da série, lançado originalmente em 1992. E isso dá margem para especulações e rumores sobre um possível relançamento dos primeiros doze volumes. Vamos torcer para que seja verdade e que esta maravilhosa coleção volte à nossas livrarias. 


Qualquer dia desses eu volto a falar mais do universo de Discworld e suas particularidades, como o fato de que o mundo é realmente em forma de disco, de que eles tem o número-que-não-pode-ser-mencionado (spoiler: é o 8), e como ele é capaz de transformar tudo em caos!