Nunca Despreparado-um livro pro Mestre preparar campanhas!

Deixe um comentário

Hey, pessoal!

Você certamente já pensou em mestrar uma aventura. E, como mestre, você certamente já se viu em situações onde foi necessário preparar uma aventura com antecedência - ou ter que improvisar tudo loucamente na hora ( o que costuma ser meu caso....)

Preparar aventuras pode ser, e muitas vezes o é, tedioso e chato. E foi pensando nisso que nasceu o Never Unprepared - The Complete Game Master's Guide to Session Prep!


Ok,eu sei. Existem vários lançamentos a respeito disso e a própria Wizards já cansou de lançar Livros do Mestre e material para facilitar a vida do mestre, incluindo aventuras já prontas e textos para você decorar e repetir aos seus jogadores. Então o que torna esse livro diferente? 

O que é o Never Unprepared?

O Never Unprepared traz algo novo. Ele não é um conjunto de tabelas, encontros aleatórios e regras que o mestre deve usar. Tampouco ele foca em um determinado sistema ou tipo de jogo.


O foco do livro é justamente o ato de preparar as sessões, criar anotações e manter o controle sobre o que vai acontecer no jogo. Nas palavras de Phil Vecchione, escritor de Never Unprepared:

Meus objetivos ao escrever esse livro eram compartilhar minhas próprias experiências (e técnicas) para preparar uma sessão, e tornar o ato de prepara-la muito menos doloroso - e talvez até mesmo prazeroso - para o mestre.

Em resumo, o livro ajuda o mestre a identificar suas necessidades e utilizar técnicas de preparação adequadas ao seu estilo de jogo. O trabalho de preparar o jogo continua sendo seu, mas o livro talvez torne as coisas menos chatas.

Never Unprepared foi feito para ser lido, compreendido e adaptado ao seu estilo de jogo como mestre. Como todo bom livro sobre criação de jogos, você pode usar aquilo que lhe convir e descartar o que não funciona pra você. É simples assim.

O livro

Pessoalmente, eu não curti muito o projeto editorial. 

Na primeira leitura, pode ser que você tenha a sensação de estar lidando com um volume muito denso de informações. O livro é todo em p&b, com algumas ilustrações ao longo do texto, deixando a leitura mais leve. Na versão original, Never Unprepared tem 129 páginas - nada que você não consiga ler rapidinho.

"Pur quê que é qui ô num tou conseguino ler essa figura?"

Um ponto muito bacana é que temos capítulos recheados de experiências pessoais do autor: ele apresenta toda a teoria e termina com uma situação-problema que vivenciou, mostrando como resolver o problema em questão.

Além disso, o livro traz uma análise de cada fase da preparação do jogo; modelos para sessões, cenas, NPCs e combates; conselhos práticos para selecionar ferramentas e como conseguir tempo para se preparar para cada sessão; como identificar seus pontos fortes e fracos e o que fazer se tudo der errado. 

Resumindo, é um trabalho bem completo e leitura obrigatória tanto para mestres novatos quanto veteranos!

E a versão brasileira Hebert  Richards?

No Brasil, o lançamento ficou por conta da novata Pensamento Coletivo. "Despreparado? Nunca! O guia completo dos mestres para preparação de sessões" está em pré-venda com envio previsto para abril/2015.

A promessa é ser exatamente como o original: miolo p&b, em papel sulfite 90g/m2 e capa colorida em supremo 300g/m2. Parece que a única diferença do projeto brasileiro para o original, é que o brasileiro terá acabamento em laminação fosca e verniz na capa. Mais informações podem ser vistas no site da pré-venda.