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Dicas:Como continuar surpreendendo seus jogadores

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O RPG existe a mais de 40 anos agora. Desde a primeira publicação do Dungeons & Dragons até o lançamento do último livro da edição atual, os jogos de RPG exploraram, sem sombra de dúvidas, os mais variados temas, gêneros e mundos. Cenários conhecidos e de franquias são adaptados a todo momento para as mesas de jogo e os próprios cenários de RPG passam a se tornar tão icônicos que tomam vida em nossas mentes.

Isso tem suas vantagens e desvantagens. A vantagem é que temos um universo coletivo sobre o qual podemos nos comunicar e nos identificar. Entendemos o que o outro quer dizer quando ele menciona um orc, um elfo e coisas do tipo. Por outro lado, essa familiaridade tira um pouco do mistério, do desconhecido. É legal encontrarmos esses elementos familiares que nos fazem nos sentir como parte do mundo fictício no qual jogamos,mas isso torna esses encontros pouco interessantes e não refletem a emoção que teria na realidade. Mesmo que nossos aventureiros nunca tenham encontrado um beholder ou saibam como eles realmente agem, os jogadores o conhecem e sabem como lidar com eles. E caso eles optem por agir como se não soubessem, o mistério e a emoção não são as mesmas. Por isso, é recomendável que a gente fuja do familiar.Aqui vão algumas formas de se fazer isso, e ainda manter uma certa identidade com o conhecimento adquirido dos jogadores.


Mostre a interação do conhecido com o desconhecido: Uma boa tática para cativar os jogadores com aquilo que eles conhecem mas ao mesmo tempo deixá-los com aquela sensação de desconhecido é mostrar algo conhecido por eles sobre impacto de algo que desconhecem. Talvez o grupo encontre um NPC ou monstro conhecido morto por marcas de criaturas não conhecidas, ou mesmo esta criatura venha procurar o grupo para lidar com uma ameaça estranha e nova.


Pense em como seria a reação dos jogadores/personagens do seu grupo se, ao toparem com um grupo de Ogros, que são reconhecidamente criaturas casca grossas,ou como dizem aqui na Bahia, mizeravonas, e o líder dos bichos tenta negociar com vocês dizendo que, se vocês se livrarem da "Grande Besta da Caverna", eles param de saquear as vilas. Que tipo de monstro é capaz de amedrontar e expulsar um bando de Ogros?

Um exemplo ainda mais radical: o mesmo bando de Ogros estão no acampamento deles. totalmente estraçalhados! 

Crie o novo a partir do antigo: O novo monstro, local ou NPC pode ser baseado no conhecido mas com elementos novos que o tornam diferente e misterioso apesar de levemente familiar. Uma tribo de orcs cuja fisionomia e habilidades alteradas graças a uma fonte dentro de uma ruína profana podem trazer, ao mesmo tempo, uma noção de familiaridade aos jogadores e um sentimento de mistério, medo e tensão. Que tipos de características bizarras eles desenvolveram ao longo dos anos?

As aparências enganam: Uma outra forma de surpreender seus jogadores sem eles saberem exatamente o que lhes atingiu é fazer o novo parecer com o antigo mas trazer coisas totalmente novas. Talvez a criatura que pareça um kraken, mas na ponta de seus tentáculos estejam bocas que cuspam óleos e ácidos com vários efeitos ou algo do tipo. A ideia é dar aquela sensação de segurança aos jogadores e depois retirá-la rapidamente quando descobrirem que a criatura não é nada daquilo que pensavam ser, mas algo muito pior.


Achou que era uma sereia mas era algo muito, muito pior... Adeus, PJ!
Existem, com certeza, diversas maneira de se evitar o familiar e a grande maioria deles depende unicamente de nós mesmos, dos mestres de jogo e de suas criatividades. Livros, quadrinhos, filmes, séries e desenhos com certeza ajudam a dar um quebrada no lugar comum, pois são ótimas fontes de informação e referências para se criar e evitar o lugar comum. Conversar com outros narradores e ouvir o que eles fizeram para criarem os mesmos efeitos. Usem isso e toda aventura e toda história sempre poderá ter uma visão nova, um desafio diferente e uma criatura estranha para deixar os jogadores com o pé atrás!