Seguidores

Lamento de Tupã:um cenário nacional para Mundo Das Trevas e Savage Worlds.

Deixe um comentário




A procura de ideias para Hy Brazil, um mundo de campanha para Daemon criado por Marcelo Del Debbio praticamente desconhecido, sai a pesquisa de no São Google ter boas ideias sobre esse cenário nacional para adicionar as minhas aventuras de RPG e nisso descobri o blog do RPG Nacional. Lá existem artigos deliciosos que vão fazer a cabeça dos mestres que procuram referência da nossa cultura, lendas, e do jeito brasileiro, para suas histórias. Mas como deixei um pouco de lado Hy Brazil, nunca mais entrteie foi meio por acaso que voltei a visita-lo e me surpreendi com o que vi lá. Positivamente, diga-se de passagem! 
559185_255800394514962_184409798320689_545017_1385611289_n (1)
Os Deuses do panteão indígena brasileiro.
Recentemente Silva Pacheco vem dedicando tempo e pesquisa para falar dos verdadeiros donos do Brasil: a população nativa indígena, suas lendas e mitos, e transformar esse conhecimento em um material para uso em RPG. A esse projeto ele deu o nome de “O Lamento de Tupã“. Nas palavras do autor:
Lamento de Tupã é um cenário que explora os mitos dos povos indígenas como inspiração para um universo novo (clique aqui para saber mais). Nele, Tupã teria sido tomado por profunda amargura diante da maldade dos homens perante eles próprios e a Criação. Estava farto dos crimes tanto das Nações (os “índios”) quanto dos Caraíbas (“homens brancos”) e Abáunas (“homens negros”).”
“Tupã então desapareceu entre as estrelas. Diante de seu Lamento, os Yibiás – espíritos, entidades, gênios e monstros da mitologia indígena – trifurcaram-se em postura. Uma parte decidiu castigar os homens, seja por odiá-los, seja pelos seus crimes, seja para despertar-lhes a consciência através do sofrimento. A outra parte estava decidida a proteger os homens e guia-los, seja com sabedoria, seja com sutis manipulações, para atos de virtude e heroísmo que resgatem a fé de Tupã.”
E a outra parte só deseja ver o circo pegar fogo…
Resultado de imagem para alguns homens só querem ver o circo pegar fogo
O que? Pensou que eu ia colocar o Coringa? Essa piveta é muito mais sinistra!
“O Lamento de Tupã” é um cenário rico em ideias e possibilidades para todos os mestres inventivos que desejam usar a mitologia nacional em seus cenários de aventuras. E para ficar melhor ainda há um material em PDF que não somente descreve todo o cenário, mas vem adaptado para os sistemas de regras do Novo Mundo das Trevas e para Savage Worlds. Quem quiser conhecer é só baixar clicando AQUI. Para conhecer a página de “O Lamento de Tupã” no Facebook clique AQUI.