Seguidores

A Grande Aposta de Monte Cook: Cypher System Rulebook.

Deixe um comentário


Depois de surpreender milhares de rpgistas com os lançamentos de Numenera (que eu ainda não peguei pra ler e por isso não há uma resenha no blog!) e The Strange, o escritor e game designer Monte Cook anunciou a pré-venda de Cypher System Rulebook: um sistema genérico que liga os dois universos de seus livros de sucesso e o amplia para todo o tipo de gênero de jogo. Com isso, o renomado autor vem para brigar por público junto com GurpsSavage Worlds e Fate!
Cypher-System-Corebook-1-John-Peterson

Cypher System permite grande liberdade para mestres e jogadores. Poucos testes são feitos durante as partidas (os dados utilizados são d20, d10 e d6) e os heróis é que fazem as rolagens, definindo seu sucesso ou fracasso, mesmo durante as ações de adversários e inimigos. A criação de personagens é inovadora e se resume a completar a frase: “Eu sou um (adjetivo), (substantivo) que (verbo)”. Por exemplo, “Eu sou um rabugento detetive particular que sabe usar magia”. Pode parecer esquisito, mas funciona muito bem em termos de jogo.
O Mestre define um nível de desafio para os jogadores, que vai de uma escala de 0 (muito fácil) a 10 (muito difícil), multiplicada por 3. O resultado no d20 deve ser igual ou maior que o nível de desafio. Cada personagem tem três atributos básicos (Might, Speed e Intellect) e a variação dos mesmos varia entre 8 a 20. Estes números servem como uma reserva para ser utilizada em determinadas situações das aventuras, facilitando a realização de ações (mas “gastando” estes pontos). Zerando um atributo=herói recebe redutores de desempenho. Acontecendo o mesmo com dois atributos=esgotamento do personagem. Esgotando todos os atributos=morte certa.
O que vem em Cypher System Rulebook?
Cypher-System-Rulebook-11-Robert-Pitturru
Uma campanha de Supers? Claro, porque não?
 
Inicialmente focado nos jogadores de Numenera e The Strange, o livro de regras amplia os cenários de aventura. Em seu anúncio de pré-venda, Monte Cook faz o desafio: “Uma campanha de horror vitoriano? Alta fantasia? Espionagem? Space opera? Com o Cypher System Rulebook, executar qualquer delas é tão fácil como jogar The Strange ou Numenera. Leve o Cypher System aos limites da sua imaginação com este livro de regras robusto que estende o sistema de fantasia, de ficção científica, horror, super-heróis ou qualquer cenário que você possa imaginar!”.
O Cypher System Rulebook contém 416 páginas de opções de personagens, equipamentos, regras do jogo, cobertura especial de gêneros essenciais, criaturas, NPCs e cyphers:
  • regras do jogo completas;
  • regras e conselhos específicos para campanhas de fantasia, modernas, ficção científica, horror, e super-heróis;
  • Quatro novos tipos de personagens, personalizáveis ​​para as necessidades de seu ambiente;
  • Mais de 50 descriptors e 70 foci;
  • Equipamentos e centenas de cyphers e artefatos;
  • Cerca de 70 criaturas e NPCs;
  • Sugestões para os Mestres utilizarem o Cypher System na adaptação de grande variedade de cenários de forma divertida, envolvente, de ritmo acelerado, com aventuras fáceis para mestres e jogadores.
O lançamento do livro será em agosto e a pré-venda está acontecendo pelo site DriveThru, clicando AQUI.
Com o anúncio de Cypher System Rulebook, Monte Cook demonstra para o mercado que não está para brincadeira. Depois de colher os frutos de sua “máquina de fazer dinheiro” chamada Numenera e avançar pelo espaço sideral com The Strange, o escritor resolve investir em um sistema genérico que tem tudo para se tornar um dos mais vendidos de 2015.
Para nossa sorte, a Editora New Order está em processo de publicação do Numenera no Brasil, depois de um exitoso financiamento coletivo. A previsão de entrega dos primeiros exemplares é julho de 2015 e com o tratamento profissional dedicado por Anésio Vargas e Alexandre Seba é uma questão de (pouco) tempo para que este material também seja traduzido para o português.
Para saber mais sobre o Numenera em português, basta acessar a página do financiamento coletivo clicando AQUI. Para conhecer o Cypher System Rulebook, Numenera e The Strange, vale dar uma passada no site da Monte Cook Games clicando AQUI.
Abaixo deixo um vídeo, em inglês, com o autor explicando como se joga Numenera.