Seguidores

Beast: The Primordial – Começou o Financiamento Coletivo.

Deixe um comentário


11349013_844804942264882_1836635828_n
Onyx Path Publishing anunciou o início do financiamento coletivo de Beast: the Primordial. O mais novo título do Novo Mundo das Trevas, já sairá com as adaptações do God-Machine Chronicle. No novo título, os mestres e jogadores poderão conduzir histórias sobre feras tradicionais da literatura e cinema, como o Monstro da Lagoa Negra, Wendigo e até Godzilla.
Resultado de imagem para wat meme
Como assim, Godzilla no WoD, véi?
Tentando explicar o que pra mim é inexplicável: a proposta do Novo Mundo das Trevas foi sempre trazer o horror pessoal como mote principal das aventuras de RPG. Mas, os conflitos em incorporar um ser das trevas como um vampiro, um lobisomem ou um mago também estiveram presentes em cada um dos títulos lançados pela White Wolf e hoje assumidos pela Onyx Path. Em Beast: the Primordial, os autores querem explorar criaturas que são solitárias por natureza, aliando um clima de terror e a relação com os outros seres descritos em títulos anteriores.
Nas última semanas, a editora tem publicado alguns textos com o conceito por trás de Beast: the Primordial. Veja mais AQUI

*Aviso: tá tudo em inglês).

Meus comentários acerca da noticia: Acho esse lançamento estranho pra zorra.Esperto, sim, mas ainda sim, estranho.

Uma parte de mim diz que é esperto. Geralmente, aquele em que minha mente mais racional domina, a escolha de Feras como protagonistas é uma aposta curiosa da Onyx Path, pois assim ele não só acaba ampliando o número de criaturas possíveis para servirem como personagens ou adversários, mas também supre uma fatia de mercado que ninguém parece se importar muito, o de fãs de Tokusatsus e filmes de monstros

Vocês souberam de algum lançamento no mercado de RPG/Cards ou Board games acerca de Godzilla e seus amigos, mesmo depois do sucesso que foi o filme? Aposto que não! 

E vocês acham que colocaram o Rei dos Monstros à toa nesse enunciado? Claro que não! 

Embora isso não seja uma garantia de que todos os fãs de monstros gigantes irão imediatamente comprar o jogo isso com certeza irá atrai-los, principalmente com anuncio de que haverá mais 2 filmes de Godzilla, um Spin-Off de King Kong e outros 2 Jurassic Park/world! É muito hype para passar despercebido! Claro que RPGistas um momento vão pensar "Pô, que legal seria jogar com uma fera pré-histórica/atômica/sobrenatural/geneticamente modificada/seiláoque..." e no momento que eles forem jogar no São Google para ver o que encontra, acham esse daí logo de primeira. 

Mas ainda assim, meu outro lado da mente aquele mais emocional, e consequentemente mais radical e briguento (mas não insensato), pensa: Pra quê isso, Gizuis?!

Este é nada mais nada menos que o 10º cenário lançado pro NMdT/NWoD. Com 9 livros de criaturas diferentes, já tem adversários e raças/criaturas jogadoras suficientes para que um Mestre jogue dos seus 13 até seus, sei lá, 31 anos (ou mais) sem problemas. Vai botar mais criaturas pra quê?Pra correr o risco de acharem que não passa de um livro desnecessário e deixa-lo jogado na livraria, assim como os milhares de suplementos que tiveram no VMdT?

Além do mais têm o problema da própria concepção dos monstros e como eles já foram mencionados antes no Mundo das Trevas.O Wendigo antes era o Totem da Tribo dos Lobisomens de mesmo nome no antigo World of Darkness. Ou seja, um espirito. Claro, as coisas podem ter mudado com a repaginada que transformaram Velho no Novo Mundo das Trevas, mas ainda pode ser difícil pra um veterano dissociar.

E olhem só, para queles que tem adoram interpretação e defendem o WoD justamente por causa das grandes possibilidades interpretativas. Sabem o que todos esses monstros tem em comum? Se eles não são únicos, são raríssimos. Como usa-los em um jogo grupal? Uma criatura pouco racional já tem dificuldades em interação com um humano, mesmo sendo sociáveis, como lobos. Uma totalmente solitária em um grupo mais ou menos humano deve ser então lastimável. Ou ele vai trata-los como ameaça e atacar/fugir. ou ainda irá acha-los um novo aperitivo (especialmente aquele humano pálido e feio, exalando cheiro de carne morta). Colocar um King Kong como "amiguinho-mascote" do grupo, mais do que bizonho, é zoar o conceito defendido nos livros, filmes e até da próprio livro do RPG!      

Outro problema que me veio agora: como devem ser os valores de pontuação desses monstros? Sim, porque não dá pra imaginar esses bichos "fraquinhos",e se um Licantropo ou um Mago experiente são uma parada dura, imagine o que um Wendigo deve ser? Uma vez, usando uma matéria da finada Dragão Brasil, vi um mestre que fez um Dragão Metamorfo e colocou ele como o grande manipulador que causou a guerra Vampiro-Lobisomem-Mago na cidade. Foram 12 contra 1 (usando Npcs ao nosso lado). Sobraram 2 PJ (Personagens Jogadores) e 1 PdMs (personagem do mestre). E ainda sim o desgraçado conseguiu escapar, mas só levou um dos 4 artefatos que ele desejava.Agora imaginem um Godzilla no lugar do dragão!

Ou simplesmente ignorando tudo o que eu disse e finalizando logo esse post...         
Resultado de imagem para wat meme
Repetindo: Como assim, Godzilla no WoD, véi?