Seguidores

Cosa Nostra: criando seu proprio hack

Deixe um comentário

Em Cosa Nostra, o baralho da lei existe para forçar os jogadores a incluir na narrativa os mais famosos clichês e cenas clássicas dos filmes de máfia, mas é impossível incluir todos […]

Antes de tudo, o que é Cosa Nostra?
Cosa Nostra é um jogo narrativo sobre a Máfia onde os jogadores, juntos, controlam uma organização criminosa e criam uma história de ambição e violência nos anos 20/30 dos E.U.A.
Em Cosa Nostra, o baralho da lei existe para forçar os jogadores a incluir na narrativa os mais famosos clichês e cenas clássicas dos filmes de máfia, mas é impossível incluir todos elas em apenas 52 cartas. Além disto, filmes de máfia continuam a sair todos os anos, e mais e mais cenas clássicas vão sendo adicionadas ao gênero conforme isto acontece. Desta maneira, é pouco provável que o baralho da lei se mantenha atualizado por muito tempo, e ainda menos provável é que ele continue interessante após algumas dezenas de partidas quando cada carta já tiver sido sacada algumas vezes por cada jogador do grupo.
A maneira mais fácil de ultrapassar este problema é sentar e esperar por novos suplementos e matérias em blogs ou no proprio site da empresa que vende o jogo (no caso em questão, a Jambô Editora), com novas tabelas para o baralho da lei. 
Ou você pode fazer um hack pessoal de Cosa Nostra e criar seu próprio baralho da lei totalmente personalizado as necessidades do seu grupo. Criar um baralho da lei parece uma atividade relativamente simples, você pensa em clichês e cenas clássicas que lhe agradam e adiciona estas cenas a uma tabela representando o baralho, isto pode ser feito de maneira aleatória ou você pode seguir a lógica usada no livro básico e em minhas próprias tabelas.
Esta lógica é relativamente simples: os números das cartas representam quão ruim é a situação e o naipe representa a ligação daquela carta com cada uma das Funções Narrativas de Cosa Nostra, além disto, as cartas não numeradas representam personagens específicos dentro de uma família. Assim, Espadas tem ligação com a função narrativa Músculos, Ouros tem ligação com Negócios, Copas com Legitimidade e Paus tem ligação com todas as três funções narrativas. Já para as cartas não-numeradas, o Valete é ligado ao herdeiro da Família, seja ele um filho ou o atual Sotto Capo. A Dama é ligada a uma mulher de importância para a Família, seja ela uma esposa, amante ou importante associada ou mesmo chefe da máfia (a Cosa Nostra era uma organização tradicionalmente machista, mas se o hack é seu, você pode mudar algumas coisas!). O Rei é ligado, obviamente, ao chefão da máfia, o Don. Já o Às é normalmente, mas não necessariamente, ligado ao alto escalão, sendo alguém importante para o futuro da Família, pode ser um capo especialmente talentoso, um consiglieri ou tesoureiro, ou talvez uma operação em particular (a rede de contrabando no porto, por exemplo, a partir da qual todas as demais operações da Família dependem).
O baralho da lei é um dos pontos mais fáceis de se alterar para obter resultados visíveis nas suas partidas de Cosa Nostra, mas ele não é o único. É possível ir um pouco mais fundo e alterar a Estrutura Narrativa. Neste casos, não existe muita lógica com que você possa contar, exceto que toda a Estrutura Narrativa de Cosa Nostra é baseada em O Poderoso Chefão e sua história de nascimento, ascensão e queda da Família Corleone. 
Mas essa estrutura não é a única disponível para histórias sobre a máfia! Mais de um mafioso já passou por toda a sua vida sem jamais ser condenado por um crime ou acabar assassinado por concorrentes, embora filmes sobre estes tipos sejam raros. Afinal de contas, onde está o drama em uma carreira perfeita? Por isto é necessário pensar bem no tipo de hack que você quer fazer e no tipo de drama que você quer instigar na sua partida antes de alterar a Estrutura Narrativa. Faça com que tudo seja fácil, e seus jogadores ficarão entendiados rápido. Transforme tudo em um inferno, e seus jogadores ficarão desmotivados e irritadiços ainda mais rápido!
Um bom exemplo de uma Estrutura Narrativa diferente costumam ser as histórias orientais envolvendo máfia. Elas raramente falam sobre a queda de uma organização, que são mostradas como estruturas sólidas. Em seu lugar, o foco costumam ser as relações de um ou mais membros específicos de uma Família com o mundo da máfia local, normalmente começando com uma burrada desses personagens e sua jornada para sobreviver a retaliação das outras Famílias (ou até da sua própria Família), e retornar a um status quo anterior.
Você pode adquirir o livro básico na loja da Redbox por preços que variam entre R$ 5,00 (apenas o PDF) até R$ 22,90 (combo livro físico + PDF).