Acabou as balas?E agora? - Reaproveitando munição em vários sistemas

Deixe um comentário

Olá leitores!

Resultado de imagem para aljava 
Seu arqueiro disparou durante todo o combate, os 6 Orcs e seus três Wargs foram mortos, mas então vem aquela pergunta do jogador, “eu posso reutilizar as flechas que disparei neles?”
Convenhamos que essa pergunta é complicada, seja qual for o sistema você estiver jogando, e não se aplica apenas as flechas, mas os virotes de besta e balas de funda também.

*Já com munição moderna não tem jeito mesmo: é sair e comprar mais!

Já vi todo tipo de ideias sendo aplicados, de munição infinita a porcentuais para determinar se é possível reutilizar então decidi debater isso com algumas pessoas aqui e ali, então pretendo abordar nesta postagem o resultado de minhas conversar sobre o assunto. Contudo cada sistema tem uma problemática a ser abordada dentro de suas características de proposta e mecânica, portanto abordarei individualmente alguns sistemas que tenho mais familiaridade.
OLD DRAGON
Em Old Dragon o sistema apresenta dois tipos de flechas, as de Caça e as de Guerra o que por si só resolve este problema muito melhor que a maioria dos sistemas que jogo. Para debater isso é importante lembrar como e para que elas eram habitualmente feitas, em sua maioria as de Caça, as pontas eram feitas de madeira e as de Guerra possuíam pontas de metal. A finalidade das flechas de madeira era atingir animais (alvos sem armaduras) e serem reutilizáveis, enquanto as com pontas de metal tinham a finalidade de quebrar dentro do alvo, com pontas de metal presas por cera de abelha que derretia dentro de um corpo quente, soltando e causando infecções.
Desta forma, automaticamente sabemos que em Old Dragon, toda Flecha de Caça que atinge o alvos sem armaduras se recupera e toda Flecha de Guerra que atinge algum alvo quente se perde. Contudo quando você erra outro fator tem de ser levado em conta, o ambiente. Se o local é uma masmorra, castelo, ou qualquer local fechado com paredes sólidas, considere como perda todos os disparos errados, contudo se for um campo aberto, com grama, pântano ou simplesmente terra fofa, ou então em um casebre de paredes de palha, considere que se recuperam todas as flechas. Agora, se for um campo aberto com terreno pedregoso, local com a presença de arvores como um bosque ou uma floresta, você pode usar essa regra da casa: determine um valor de 1 a 3 no d6 para determinar se a flecha é ou não recuperável, conforme considerar o local mais ou menos fechado. Tipo:1,2 e 3 recuperam-se as flechas; 4,5,6, você não teve essa sorte
images
Para mim, é uma flecha comum. Pra Old Dragon, essa é especificamente a flecha de guerra 

Agora falar sobre duas coisas, aos Virotes de Besta, as Balas de Funda? Os Virotes são fáceis, basta trata-los como Flechas para todos os casos, . Já as balas de funda são um pouco mais complicadas, pois podem ser de pedra ou chumbo. As de pedra se espatifam sempre que atingem um alvo, seja ele qual for, enquanto as de chumbo amassam, passando a conferir penalidades, mas podem ser derretidas e reutilizadas para fabricar novas balas de chumbo, tendo o custo reduzido para readquiri-las.

Claro que o livro de Old Dragon não trata de munição para a funda, então vamos considerar que toda munição gratuita que o personagem usa são pedras comuns que ele mesmo poliu para usar. Para este caso um novo item para Old Dragon precisa ser criado:












BOLSA DE BALAS DE FUNDA (5 PP)
Este item consistem em uma algibeira com 20 balas de chumbo para funda que modificam o dano da funda de 1d3 para 1d4 devido a maior precisão e velocidade que a bala alcança ao ser disparada.
Este item ao atingir alvos sólidos pode ser reutilizado, mas não garante mais a progressão de dano pois estará avariado, conferindo novamente apenas 1d3 de dano, contudo pode ser derretido em uma panela em fogueira comum e reforjado em qualquer buraco em terreno arenoso.
D&D
Não irei falar sobre todos os sistemas de D&D, pois há muitos. Vamos nos ater a 5ª edição que é a mais atual e ao que noto, tende a se tornar a mais jogada 

*Sem Edition War aqui, galera. Não precisam ficar chateados, pois sei que tem muita gente que joga as edições antigas incluindo eu (Viva a 3.5!)
Aqui não temos determinações sobre como são feitas as flechas, virotes ou balas de funda, portanto temos de levar outros dois fatores em conta ao analisar este caso. Primeiramente, a arte do livro dá a entender que todas as pontas de munição, lanças e afins tem pontas de metal. Em segundo lugar, o livro fala que armas usadas por criaturas inumanas, humanoides monstruosos e afins costumam ser feitos de materiais ruins. portanto trate todas as flechas e virotes como se fossem Flechas de Guerra em Old Dragon, todas os Dardos de Zarabatana e Balas de Funda como se fossem feitas de chumbo conforme descrito acima em Old Dragon.
Contudo caso algum espertinho tenha a brilhante ideia de fazer flechas, virotes e agulhas de madeira ele próprio, usar pedras na funda ou coisa que o valha, para simplificar, conceda uma desvantagem de -2 no ataque e no dano para evitar que se torne um hábito. Caso isso ainda assim ocorra, trate da mesma forma que citei em Old Dragon.
STORYTELLER
Eu sei que vocês preferem usar armamentos modernos, como uma .44 numa mão e só de quebra uma katana na outra (particularmente prefiro uma arma de menor calibre e silenciador mesmo…ou melhor ainda, não usar armas), mas sempre vai haver quem queira usar uma besta moderna ou então quem esteja jogando Dark Ages.
Caso estejamos falando de Idade das Trevas, leve em conta que é mencionado apenas o custo no final do livro de Vampiro a Mascara (pgs. 282 e 283) de uma duzia de flechas e de virotes para besta. Trate os da mesma forma que nos sistemas anteriormente mencionados como sendo com pontas de metal. Caso alguém queira fazer suas próprias sem ceteiras, conceda o redutor de 1 a 3 dados de dano, conforme o resultado no teste de Oficios, sendo redutor de 3 caso obtenha 2 sucessos, de redutor de 2 caso obtenha 3 sucessos, redutor de 1 caso obtenha 4 sucessos e que se ele conseguiu 5 ou mais sucessos, ele fez a ponta com cerdas e conseguiu prender uma ponta de metal que garante que seja tão efetiva quanto as compradas no mercado.
Já quanto as fundas, considere que são o mesmo dano que Pedras. Idade das Trevas não é sobre combate, mas sobre terror, portanto é adequado ignorar armas menos habituais ou armas que eram pouco utilizadas em combates reais.
types_arrowheads
Já em jogos modernos
e você é uma Fúria Negra, um Uktena ou um Akashico a coisa não é muito diferente. Exceto que as munições modernas são mais baratas. Trate que os próprios jogadores façam suas flechas
que não se acha em qualquer farmacia com a perícia Ofícios ou cobre uma boa desculpa para ele conseguir comprar de alguém, ainda exigindo que o antecedente Contatos seja focado ao menos 1 ponto neste quesito (aquele amigo marceneiro que faz trabalhos sem nota e vende fundos falsos para contrabando, alem de me informar algumas coisas me vende essas belezinhas!).
Contudo há algo mais a ser levado em conta. As flechas modernas!
Elas costumam ser feitas em 3 materiais, fibra de vidro que pode ser tratada como uma flecha de madeira, mas que pode ser comprada em qualquer loja especializada
mas não vai te ajudar a capturar o Ventrue. As de alumínio que são caras e você pode cobrar que o personagem tenha recursos 2 para comprar elas, mas são muito duráveis, ou seja, só irão quebrar caso o jogador cause todos os dados de dano dela, ou caso o jogador tire uma falha critica. E por fim as de carbono que são frageis como as de madeira, contudo são muito mais leves e certeiras, podendo serem tratadas com um redutor de 2 na dificuldade para acertar, alem de aumentar em 20% o alcance do arco…contudo são caras e exigem recursos 3 para serem adquiridas nas lojas especializadas.
O problema das flechas modernas são as pontas, que habitualmente são similares com as de revolveres para as flechas de pratica, portanto em Vampiros causam dano contusivo, igual a uma arma comum. O mesmo ocorrem com as pontas para campo e as pontas para caça de pequenos animais. Estas são fáceis de se conseguir em lojas especializadas. Outra ponta comum de se comprar é a ponta para pesca, que alem de ser no formato de pesca habitual, possui cerdas que dificultam a sua retirada do peixe, contudo não são feitas para penetrar em outros seres, portanto quebrariam caso usadas para este fim. Devo também ressaltar três pontas de flecha quer são difíceis de conseguir hoje em dia, mas são as que seu personagem provavelmente vai querer usar, as Broadheads e as Bodkin.
Pontas Broadhead são aquelas clássicas flechas de guerra, com 2 a 4 laminas. Elas usadas para caça de grandes animais
entra aqui o Ventrue e na maioria dos países modernos, exigem que você seja um caçador cadastrado para poder adquirir por vias legais e alem disso, elas são caras, portanto exigem que você tenha recursos 3 para as adquirir. Há ainda versões mecânicas delas, que liberam as laminas de dentro da ponta quando atingem um alvo. Trate esta ultima como um item que reduz em 2 a dificuldade de disparo e que exigem recursos 4 para serem adquiridas.
Já as pontas Bodkin são pontas pequenas e rígidas. Originalmente feitas por seu baixo custo, elas tem a vantagem de permitir que a flecha vá mais longe, o que pode ser expresso com acréscimo de 20% na distancia do disparo. Caso sua ponta seja endurecida, possui grande eficiência em penetrar armaduras, garantindo que 2 dados de blindagem sejam ignorados. Contudo estas pontas são bastante incomuns hoje em dia e não serão encontradas em lojas especializadas, cabendo ao jogador explicar de onde elas sairam.
GUERRA DOS TRONOS
O livro vende munição (12) para Arcos e Bestas, não trata da munição de fundas e termina por ai. Trate toda munição dos Arcos e Bestas como sendo munição de madeira e toda munição da funda como sendo pedra simples conforme nos sistemas que citei acima. Use as regras de Old Dragon para reutilizar a munição que errou e já esta solucionado o problema.
Caso o jogador queira usar pontas nas flechas, algo bastante inteligente alias, você pode conferir a qualidade Perfurante 1 a ela. O mesmo vale para os virotes, aumente em 1 a qualidade Perfurante da arma. Já ao caso dos jogadores decidirem fazer balas de funda de chumbo
afinal tem louco para tudoentão mude o dano de Atletismo-1 para Atletismo. Trate a reutilização destes da mesma forma que nos sistemas anteriores.
DUNGEON WORLD
Não irei tratar disso, o tipo de munição não importa, munição não se contabiliza, só vai te incomodar este aspecto se você tirar 6- na rolagem de Disparar não é mesmo?
Mas caso alguém queira saber o que ocorreu com os disparos que atingiram o alvo, trate que toda munição é recuperável e apenas ignore o tópico. Ou então, caso os jogadores estejam realmente incomodando muito com isso, aqui vai um novo movimento para resolver o problema:
QUEBRANDO MUNIÇÃO
Quando movimento Disparar for usado em locais fechados ou contra alvos que estejam usando armaduras role+1. Com 10+, a munição esta a salvo – continue sem preocupações. Com 7-9, a munição esta danificada, mas ainda pode ser usada – reduza em 1 o dano dos disparos até uma munição ser gasta. Com 6-,  escolha um:
– Esta acabando a munição – conceda -1 no movimento Disparar até que o jogador consuma uma munição.
– Todos as munições já estão danificadas – todos os danos provenientes do movimento Disparar terão -1 até que nova munição seja comprada.
– Uma munição é consumida
Acredito que isso seja tudo por hoje. Espero que ajude a resolver mais este problema nas suas mesas de  jogo!