Seguidores

Barsoom: Marte, segundo a imaginação de Edgar Rice Burroughs

Deixe um comentário


A antiga civilização que navegava os oceanos de Marte ancestral era composta pelos Marcianos Brancos, Negros e Amarelos. Quando os oceanos foram secando lentamente, eles foram abandonando as cidades para o deserto e construído novas cidades na costa. Atualmente Barsoom é pontilhado de ruínas esquecidas, apenas nas margens dos canais ainda existem grandes cidades, como Helium, uma cidade dupla, construída sob duas cúpulas na conjunção de vários canais. Essas cidades são habitadas pelos descendentes das três raças, que num esforço para criar uma nova civilização capaz de sobreviver às mudanças do planeta, criaram os Marcianos Vermelhos. Hoje as três raças são apenas lendas.
Os oceanos secos de Barsoom e suas cidades esquecidas são tomados de criaturas predadoras. Apenas as feras mais selvagens sobreviveram à inexorável extinção da ecosfera marciana. Calots, Ulsios, Banths, e os grandes Gorilas Brancos de Barsoom espreitam essas paragens inóspitas. Apenas os selvagens Marcianos Verdes conseguem viver por lá, em uma dura existência nômade.

Personagens

Barsoom é um lugar de lendas, de feitos heroicos e de conflito constante. Todo marciano adulto é um guerreiro, sendo treinado desde que deixa o ovo. Para um marciano a honra está acima de tudo, em sua longa vida, ele vê o mundo se extinguindo à sua volta e aceita seu destino com estoicismo. Embora possam viver por até mil anos, a maioria dos marcianos morre antes disso em batalhas. Existem poucos covardes em Marte: ladrões são desconhecidos, mas assassinos são comuns.

Marcianos Vermelhos

Os Marcianos Vermelhos são os habitantes mais comuns de Barsoom. Tem a aparência de humanos bem formados, mas são ovíparos, com uma tez bronzeada e avermelhada. São também a civilização mais adiantada. Suas cidades são as maiores e suas frotas de navios aéreos travam grandes batalhas nos céus. São os responsáveis pela manutenção dos canais e usinas atmosféricas.

Marcianos Verdes

tartarkas

Os Marcianos Verdes habitam os selvagens leitos dos oceanos de Barsoom. São a mais alienígena das raças, com 4 metros de altura e quatro braços. Sua cabeça é adornada por grandes presas que sobem do maxilar inferior até quase a testa. Tem protuberantes olhos de movimento independente e seus ouvidos ficam localizados no alto de suas cabeças. Vivem existências nômades, viajando entre as ruínas de cidades esquecidas que usam para se abrigar. Não constroem nem cultivam nada, vivendo da vegetação, da (rara) caça e do produto do assalto a caravanas de Marcianos Vermelhos. Entre os Marcianos Verdes, você tem aquilo que você toma, ao desafiar e matar seu superior, você recebe suas posses, seus títulos e seu nome.

Terráqueos

Terráqueos podem chegar eventualmente a Barsoom, por projeção espiritual ou outros meios (como é o caso de John Carter e Gullivar Jones, respectivamente). Em Barsoom eles logo descobrem que a vida sob uma gravidade muito superior lhes possibilita realizar feitos incríveis graças à gravidade fraca e atmosfera rarefeita marcianas, tendo assim força, estamina e agilidade maior do que os habitantes comuns de Marte. Por serem raros, os outros povos costumam trata-los com um misto de temor e fascinação.

Outras Raças

Das três raças originais, não se tem mais noticias. Presumem-se que estejam extintas (o que pode não ser verdade nas suas histórias). E até onde eu li, eles não mencionam se existem venusianos, jupiterianos, plutonianos, etc. Mas nada impede que hajam, né?
johncarterdejahthoris
John Carter e Dejah Thoris, os protagonistas das aventuras em Marte. Digo, Barsoon.

Fontes para saber mais :

Uma Princesa de Marte é o primeiro livro de ERB,e logo após vêm O Comandante de Marte quanto Os Deuses de Marte  publicado no Brasil pela Editora Aleph. O original está em domínio público e pode ser baixado do Projeto Gutemberg.
Brucifer”s GURPS Barsoom Uma adaptação para Gurps 3e, completa com todas as raças de Barsoom, tecnologia e bestiario.
A Barsoon Glossary É uma mini enciclopédia de Barsoom, seus povos, lugares e criaturas.
Savage Barsoom Blog com adaptação para Savage Worlds, informações sobre as raças e outras dicas,
ERBZine Revista eletrônica com todo tipo de informação sobre as obras de Edgar Rice Burroughs, principalmente seu Guia de Barsoom.