Seguidores

Resenha:Livro-Jogo de Tormenta "Ataque a Khalifor"

Deixe um comentário

Nos últimos dias a Jambo lançou mais um livro jogo, entretanto desta vez um livro jogo ambientado no cenário da casa. Após quase um dia inteiro de jogo (nada como dar utilidade ao seu domingo!) e finalmente completar o desafio achei propicio fazer uma resenha sobre o mesmo.

Mas antes disso um aviso: A intenção desta resenha será apenas avaliar o conteúdo do material, pois só tive acesso ao PDF,por isso a qualidade do material físico não dá pra ser avaliada. Segundo o site da editora o mesmo conta com 160 páginas, incluindo regras para a construção de seu próprio personagem, com as raças clássicas, as quatro classes básicas e um conjunto de vantagens para o seu herói.
trpg-aak-preview-1

O material não deixa a desejar em questão de ambientação e narrativa, para quem tem o costume de jogar no cenário irá encontrar as diversas referencias e eventos ocorridos no mesmo, o que faz com que o jogador acostumado se sinta em casa.

Uma das coisas mais uteis na versão PDF é que as referencias estão lincadas, o que ajuda bastante na hora da navegação, então quando você chega em um ponto que diz “siga para 168” basta você clicar que o livro te leva até ela. O sistema de combate me passou um ar de simplicidade maior com relação a outros livros jogos por um pequeno detalhe: o dano não é fixo, o que torna as chances de você vencer (ou não) um combate muito maiores.

A luta contra o vilão final é épica! E o melhor são o numero de decisões a disposição que acabam influenciando no resultado da mesma.Não que o livro todo não possua muitas delas, mas o final
 é a parte mais importante de uma historia e se fizessem um final fuleiro, com certeza essa critica não seria tão positiva.

A aparição de NPC’s famosos no cenário me fez sorrir e ter o contato com os mesmos tornou a experiência mais emocionante , mas não vou dizer quem aparece, pois odeio spoilers ( e  creio que vocês também.
O material permite entender como funciona a Aliança Negra por dentro e os motivos pelo o qual ela não avançou Reinado adentro até agora, e se o jogador tomar o caminho certo, também poderá ver a relação de outros povos do cenário com a mesma.

Como em todo livro jogo, uma decisão errada te permite morrer instantaneamente (e tenho que dizer: sempre que tomava uma decisão e sobrevivia eu sempre voltava só para ver como eu teria morrido)!

A história é agradável mas o final é um tanto quanto agridoce para alguns fãs. Não é um "...e eles viveram felizes para sempre" mas é justo com a historia e as escolhas do narrador.

Resumindo: como um todo, o livro não decepciona e mesmo um jogador de rpg casual que não acompanhe o cenário, ou mesmo um leigo de RPG mas que curta literatura de fantasia, terá algumas horas de diversão com bons personagens e momentos de ação. Vale muito a pena comprar!