Mapas e Masmorras em... O Templo Arruinado

Deixe um comentário
Vamos para nosso mapa desta semana!

Depois de algumas postagens com mapas menores, de casas e pequenas estruturas, vamos voltar às grandes dungeons. Esta aqui por exemplo tem enormes possibilidades. Ela estaria abaixo das ruínas de uma antiga cidade ou templo.

Antes de mais nada quero salientar que a numeração de quase todas as salas é muito útil quando o mestre for esquematizar e organizar sua aventura ou campanha (sim, pelo tamanho dessa masmorra, dá pra você ter um pequena campanha tranquilamente aqui!).


O primeiro mapa (ou primeiro andar) está na superfície, ao lado de uma elevação, para dentro da qual (e para baixo) teremos nossa dungeon. Do lado de fora temos as ruínas de algumas estruturas, incluindo um poço. O poço, além de seus dez metros de profundidade, não possui qualquer ligação com a dungeon abaixo dele. O importante para se perceber neste primeiro mapa é que temos uma passagem secreta em uma das estruturas abandonadas, do lado de fora.

Dentro desta área secreta temos outra passagem secreta que levará para uma escada que possibilita entrar na dungeon por outra entrada além da principal. A estrutura maior no mapa é muito simples neste início e sem grande peculiaridades, além da sala 7, com duas entradas secretas.



 O segundo andar é dividido em duas porções – uma para quem veio através da entrada principal, e outra daqueles que vieram pela entrada secreta. Este andar possui nada menos do que cinco passagens secretas. Num desses núcleos secretos temos um escada secundária (próximo à sala 39) que leva para toda uma parte escondida no terceiro andar. Enquanto isso, para aqueles que entraram pela passagem secreta, lá em cima, temos apenas um pequeno conjunto de salas que continuam direcionando para baixo.Enquanto o caminhop principal poda ser o lugar cheio de perigos e obstaculos, o caminho da passagem é aquele tranquilo, de boa cheio de tesours e coisas úteis. É uma idéia clichê, mas e daí? Vasculhar um templo em ruinas também não é? O importante é que funciona!


O terceiro andar é o mais amplo deles. Ele pode ser dividido em três partes – duas porções de uma dungeon cortadas por uma caverna com um rio subterrâneo. A primeira porção, à oeste, é a dungeon mais ampla e liga-se diretamente ao andar superior. De destaque temos uma parte alagada mais ao sul com grandes possibilidades principalmente para armadilhas. Mais ao norte temos a parte da dungeon que é acessada pela passagem secreta no andar de cima. Estas duas partes podem se encontrarem por uma passagem secreta entre as salas 45 e 53.

O importante é que a caverna central pode ser acessada em dois pontos independentes pela porção oeste.  A porção leste, vinda pelo caminho iniciado pela passagem secreta nas ruínas da superfície. Nesta porção temos uma área menor, mas com uma composição de salas muito promissor. Há apenas um acesso desta porção para a caverna central.  A caverna central é muito ampla. Sua composição com um rio no centro cria um ambiente excelente para um momento de grande combate. Note que entre o ambiente 60 e 61 o rio torna-se subterrâneo. Seria um bom momento para fazer os PCs terem de nadar. A sala ao final deste rio subterrâneo não está, na verdade, isolada, mas nada que uma mexidinha do mestre não resolva. Algum bom item mágico pode estar aqui. No ambiente 59 temos uma passagem para a superfície que pode ser usada pelo mestre de inúmeras formas ou ser simplesmente lacrada. Na parte central desta enorme caverna está o acesso para o andar inferior. É isso aí, essa bagaça ainda tem um quarto andar!



O último andar desta dungeon é acessada por um único lugar e centra-se em um templo rodeado por algumas salas e corredores. Possivelmente este será o lugar para o mestre inserir o “chefão da fase” ou o momento de clímax. Resumindo, aqui nós temos uma dungeon com quatro andares e mais de noventa ambientes, com possiblidades de torna-lo ainda maior, se você quiser expandi-la ousando as salas secretas ou permitindo que os jogadores explorem mais o rio subterrâneo. É diversão garantida por semanas ou até meses de jogatina com os broders!