20 Coisas para saquear... de um Kobold!

Deixe um comentário


Estou começando uma nova série de traduções: a série “Coisas para Saquear”. Como se percebe facilmente muita, mas muita coisa mesmo, é produzida para RPG tanto aqui quanto lá fora. O material nacional é de fácil localização pelo público brasileiro, mas muito do que se lança lá fora é perdido, seja por desconhecimento, seja por dificuldade com o idioma. Por isso a preocupação de traduzir a maior quantidade de material possível. Outro motivo de escolher essa série de postagens é por ser facilmente emulado para muitos sistemas diferentes, abrangendo um público ainda maior. Um terceiro motivo, mas não menos importante, é que gosto muito de disponibilizar material que deixe a mesa divertida, variada e com um tempero à mais, sem que seja menos realista. Assim fugimos da mesmice de encontrar sempre “algumas moedas e uma espada enferrujada”.

Espero que aproveitem!

Ser morto por kobold é tremendamente embaraçoso. A melhor maneira de evitar esse constrangimento é matar o kobold primeiro (e depois, claro, pilhar seus corpos)!Use a tabela abaixo, para determinar o que os jogadores encontram quando saqueiam o cadáver de um kobold. Claro, kobolds não são particularmente criaturas poderosas e assim eles raramente levam coisas de grande valor.

1. Um rato comido pela metade envolto em um pedaço de pano manchado sangue sujo.

2. Um emaranhado de cordas - de cores e comprimentos variados – está preenchendo esta pequena bolsa. Escondido no fundo deste ‘novelo’ se esconde uma pedra preta brilhante [escolha a natureza da joia].

3. Este kobold tem acumulado muita riqueza; no bolso os jogadores encontram quatro moedas de prata - manchadas com sangue -, uma dúzia de moedas cobres e uma única peça de ouro dobrada quase pela metade.

4. Este kobold carrega um rudimentar alarme – uma corda fina enrolada em torno de duas pequenas estacas de madeira – em sua bolsa junto de minúsculos sinos de cobre que podem ser presos em torno da corda.

5. Quatro velas meio usadas, juntamente com uma pederneira e uma adaga de aço muito usada, tudo cuidadosamente embrulhado em uma tira de pano de saco.

6. Um punhal quebrado, cuja lâmina termina em um toco irregular. O fragmento da lâmina está coberto de sangue seco.

7. O kobold usava um colar bruto trabalhado a partir de falanges de dedos, alguns ainda têm unhas anexados.

8. O kobold usava botas - obviamente de grandes dimensões para ele, uma vez usadas provavelmente por um ser humano. Para torná-las usáveis, ele as encheu com trapos. Escondido nas trapos há três moedas de prata gastas.

9. O kobold usava uma bandoleira a partir do qual pendurava muitos pequenos frascos tapados de forma segura. Cada um deles está cheio com uma substância nociva - excrementos, água estagnada, vômito e assim por diante. Os frascos são frágeis e projetado para quebrar quando baterem em algo sólido.

10. Um frasco de vinho quase vazia junto com os corpos de várias grandes aranhas enchem bolsa do kobold. Cada uma das aranhas teve suas pernas removidas e um dos corpos está metade comido.

11. Uma pequena bolsa usada ao redor do pescoço do kobold contém quatro dentes – um quebrado - e uma seleção de seixos lisos e uma pena cinzenta suja.

12. O kobold usava os restos de uma camisola de seda branca. A camisola foi cortado na cintura e braços para encaixar nele e é nojenta, principalmente quanto ao odor.

13. Escondido em uma bolsa, um jogador encontra muitos farrapos envolvendo um espelho quebrado. Metade do vidro está em faltando e se o jogador procura sem ser cuidadoso, ele poderá cortar-se com os cacos de vidro restantes.

14. O kobold traz os restos de um kit de tatuagem em uma bolsa de couro bem-feita. Claramente de grandes dimensões para o kobold, a bolsa contém duas agulhas (com restos de sangue), três pequenos frascos de tinta preta, azul e vermelho - e várias folhas de pergaminho com sinais tribais dos kobolds desenhados.

15. Um pedaço rasgado e úmido de rede de pesca tecido com corda em formato irregular, pendurado no cinto do kobold.

16. O kobold usava um apito prateado e manchado (no valor de 2 po) preso em seu pescoço por um pedaço de fio de couro.

17. Um frasco vazio com um cheiro forte e várias folhas de pergaminho manchadas.

18. Uma pata de rato mumificada. Sangue seco cobre as garras do rato, deixando manchas na bolsa como um troféu macabro.

19. Uma bolsa preso ao cinto prende o punho prateado e ornado de uma adaga. Está faltando a lâmina, mas o punho vale 15 po.

20. Este kobold acumulou uma pequena coleção de conchas lisas. Cada um foi perfurado através de seu centro e um fio de prata as prende todas juntas. O fio vale 2 po, e o conjunto como um todo pode ser usado como um colar (se é de pequeno porte).

Dicas minhas

Não podemos esperar que simples kobolds tenham coisas de extremo valor. Sempre me incomodei com o simplismo de encher os jogadores com coisa e mais coisas (principalmente moedas) com a morte desses seres (dentre outros) como se eles fossem pequenos caixas eletrônicos vivos espalhados pela floresta, com o costume de atacar gente. É um mal costume criado pelos RPGs eletrônicos.

Claro que o Mestre pode colocar uma coisa mais interessante aqui e ali, mas dentro de um contexto com uma lógica. Nada de ficar presenteando os jogadores simplesmente por ir matando cada ser vivo que aparece (você vai realmente dar uma lança + 2 pro PJ por ter matado uma bostinha de kobold? Acho que não!)

Uma boa dica de uso dessa lista é escolher um dos números e colocar ali um item mais interessante dando ao grupo uma chance em vinte de conseguir esse algo diferenciado. Pra mim, o melhor é usar algum dos itens curiosos pra servir de gancho pra uma aventura. Exemplos disso:

NO item 2, a pedra pode ser mágica, seja como uma especie de comunicador (como uma bola de cristal) pro verdadeiro empregador da gangue de kobolds, seja porque ela é amaldiçoada/abençoada de alguma forma.

NO item 6, o punhal pode ser a prova de um assassinato do qual o kobold ou aquele que o empregou resolveu se livrar. Se os PJs resolverem investigar, o sangue pode revelar que aquela arma foi usada pra matar algum NPC importante,.  

NO item 7, 11 e 18 são pequenos itens mágicos caóticos, que infelizmente só funcionam para kobolds ou outras criaturas malignas. Dentre elas pode resultar na transformação do personagem em kobold ou levar o mesmo a ser assombrado pelo fantasma do bicho. Divirta-se com a reação do jogador quando você descrever as escamas na pele dele ou os puxões no pé de noite huehuehuehuehue!


[FONTE: artigo escrito originalmente por Creighton Broadhurts, para o blog Ragingswan]