Coisas para saquear... de um Ladino!

Deixe um comentário

Aventureiros heróicos parecem estar sempre lutando contra os ladrões, malandros, bandidos, salteadores e afins. Essa gente tem muitas vezes montes de interessantes possibilidades que acabam por terminar em seus bolsos e bolsas. Embora esses objetos possam não ser valiosos, eles podem ser interessantes para um grupo. Talvez, os personagens decidam devolver os itens ao seus legítimos proprietários ou – depois – serem acusados de serem os ladrões quando tentam usar ou vender os itens em questão.

Use a tabela abaixo, para gerar tais itens de menor interesse.

1. Uma pequena, macia e preta bolsa contendo meia dúzia de gazuas. Uma delas está terrivelmente curvado e todas estão inutilizadas.

2. Uma pesada e usada vestimenta de couro. Algumas de suas costuras são desgastadas. Os jogadores podem notar que ela é mais pesado do que deveria ser. Uma investigação atenta permite descobrir 50 peças de prata escondido nas costuras.

3. O cinturão do ladino tem um compartimento escondido costurado no forro. Ele contém três gazuas, uma moeda de ouro, uma moeda de prata e uma pequena faca feita para uma criatura dois tamanhos menor do que o ladino.

4. Escondido em cada uma das botas do ladino estão escondidos punhais flexíveis. Os dois formam um par e se forem vendidos juntos renderam o triplo da quantia normal.

5. O ladino usava um brinco enorme em sua orelha esquerda. À primeira vista, é um pedaço barato de bijuteria feito de bronze. No entanto, engenhosamente escondido dentro de um compartimento secreto, ele mantém uma poção de forma gasosa.

6. O ladino usa um manto preto com uma capa volumosa. Estranhamente, o manto tem um cinto para que possa ser bem apertada ao redor da cintura do utilizador transformando em um tipo de robe. Cada um dos punhos do braço tem pequenas bolsas escondidas e condicionando perfeitamente um frasco de poção (ou veneno) em cada uma delas.

7. Um amontoado desorganizado de jóias preenche uma das bolas do ladino. Infelizmente, a maior parte é bijuterias e praticamente inútil. No entanto, um ladino ou outro aventureiro perito encontrará um aparente simples anel que é de ouro feito para um dedo muito gordo no valor de 50 gp.

8. Um pequeno frasco pela metade de óleo envolto em um pano manchado com o mesmo óleo. Também está há um pequeno pincel com o tamanho certo para fechaduras e outros locais de difícil acesso.

9. Um rudimentar capuz vermelho com buracos para os olhos e boca.

10. Cada uma das botas do ladino têm um compartimento secreto em seu calcanhar. Os compartimentos são grandes o suficiente para manter várias moedas ou objetos de tamanho similar. Uma contém três moedas de platina, enquanto a outra tem uma gazua enrolada.

11. A bolsa do ladino não tem nada além de um um saco de cânhamo cuidadosamente dobrado. O saco, no entanto, tem vários compartimentos internos de diferentes tamanhos, tornando muito mais fácil de organizar a sua pilhagem.

12. O ladino tem um kit de ladrão bem equipado. Ele também possuía uma pequena barra para alavanca dimensionado perfeitamente para os cofres, escrivaninhas e assim por diante. A barra de alavanca dá um bônus de circunstância de +2 em testes de Força realizados na abertura de tais objetos.

13. Um pequeno saco de farinha finamente moída atada com um fio amarelo. Se jogada ou espalhada, a farinha pode cobrir 5 pés quadrados de área.

14. O punhal do ladino tem uma empunhadura oca acessada desapertando seu pomo bulboso. Escondidos dentro há dois gravetos e um pano para atear fogo.

15. Um apito de cobre manchado estava em torno do pescoço do ladino em uma tira de couro.

16. O manto do ladino é forrado. O exterior é preto enquanto o interior é de um dourado berrante. A capa pode ser usado de qualquer um dos lados.

17. As bolsas do ladino são aparentemente normais, mas elas têm pequenas presilhas dentro delas tornando-a mais fácil de armazenar equipamentos (e para chegar à elas mais rápido). Duas dessas bolsas carregam um kit de ferramentas muito bem organizado.

18. Um odre cheio com vinho barato (usado pelo ladrão como uma distração ou suborno). O vinho também foi medicado com um sonífero.

19. Esta bolsa reforçada não contém nada além de cacos afiados de cerâmica. Se dispersos, eles agem como armadilhas afiadas e pontiagudas para os pés e preenchem uma área de 10 pés quadrados. Funcionam como as Estrepes, item presente no Livro do Jogador de quase todo jogo de fantasia medieval.

20. Uma peruca bem-feita com cabelos longos, pretos e várias peças de joalharia falsa.

Dicas
Ladinos podem ter coisas de extremo valor, mas apenas algumas vezes. Não podemos esperar que todo ladrão esteja com os bolsos cheios sempre. Sempre me incomodei com o simplismo de encher os jogadores com todo tipo de coisas (principalmente moedas) à cada pessoa, aqui no caso ladino, em que tropecem. É um mal costume criado pelos jogos eletrônicos. Claro que o Mestre pode colocar uma coisa mais interessante aqui e ali, mas dentro de um contexto com uma lógica. Nada de ficar presenteando os jogadores simplesmente por ir matando cada ser vivo que aparece. Uma boa dica de uso dessa lista é escolher um dos números e colocar ali um item mais interessante dando ao grupo uma chance em vinte de conseguir esse algo diferenciado.

[FONTE: artigo escrito originalmente por Creighton Broadhurts, para o blog Ragingswan. Imagem de William McAusland/Outland Arts]