Dá pra jogar com vários personagens ao mesmo tempo?Claro! Parte 1

Deixe um comentário

Resultado de imagem para grupo de aventureiros rpg
E se todos eles pertencessem ao mesmo jogador?

No Dungeon Crawl Classics RPG (e em alguns outros poucos RPGs) é comum que os jogadores joguem com mais de um personagem ao mesmo tempo. Isto é uma "herança perdida" do início do hobby e pode causa estranhamento nos jogadores acostumados com os RPGs mais recentes. No DCC RPG, por exemplo, todos os jogadores começam o jogo com 3 ou 4 personagens, jogados ao mesmo tempo. Isso pode parecer complicado, mas na verdade é muito útil, devido ao chamado  "sistema funil", presente nesse tipo de jogo.

A ideia no DCC é que os personagens não são aventureiros, ainda. São pessoas comuns como fazendeiros, açougueiros,ferreiros, e outros "eiros" da vida, que por livre opção (já que eles tem o sonho de uma vida de ouro e gloria) ou por pura pressão (se os ratos gigantes não pararem de atacar as colheitas, todos morrerão de fome), resolvem entrar numa missão perigosa. Só que como nenhum deles é um guerreiro treinado ou um mago habilidoso, a chance desses projetos de aventureiros virarem almoço -ou pior- é muito grande.
Entenderam agora porque esqueleto não toma dano por perfuração?

Por isso, ao invés você criar um PJ do zero cada vez que você morrer (o que, com a experiência de quem morreu 4 vezes numa campanha de Dark Sun, posso afirmar com é MUITO CHATO), o jogo te dá essa oportunidade de jogar com todos esses personagens de nivel 0, para que só os mais hábeis ou sortudos sobrevivam, e a partir da experiência deles na aventura, decidam qual carreira de aventureiro seguir. Assim, o escriba que encontrou alguns pergaminhos de magia no meio dos pertences do xamã kobold pode dar seus primeiros passos na carreira de mago, e o ferreiro ao "lootar" as armas dos guardas que protegiam o xamã, em um homem de armas.

E sinceramente, aconselho até para os Mestres de outros sistemas que vocês adaptem isso para seu sistema preferido, para jogadores iniciantes que não sabem com qual classe ou tipo de personagem querem jogar. Ou até mesmo para os veteranos que sempre jogam com o mesmo tipo de personagem para que eles saiam da "zona de conforto" e descubram uma experiência nova. Acredito que, em termos de historia, vai ser mais legal para alguém interpretar um jovem vagabundo que, usando de astúcia, agilidade e sorte para desbravar Os Fossos da Morte de Yandro (uma one-shot bem legal, diga-se de passagem), decide que encontrou sua vocação como explorador de masmorra, tornando se um ladino, do que um simplesmente fazendo a ficha de maneira tradicional . 

A ideia em DCC e seus semelhantes é que a historia do personagem comece a se desenvolver a partir dessa missão, pois antes ele era um cara comum, com uma vida comum e sem graça. Mas agora que ele desbravou sua primeira masmorra, é que sua lenda começa a ser escrita!

Tá bem mas como interpretar todos eles? Como distinguir, então, entre todos esses personagens na hora do jogo? 
 
Pode parecer bastante confuso em uma mesma aventura ter que interpretar 4 pessoas diferentes ao mesmo tempo. E para ser sincero, não é uma das coisas mais simples. Mas relaxe, ninguém vai esperar que você tenha uma atuação digna de um Oscar ou que passe meia hora em um monólogo de suas várias personalidades conversando entre si. Aliás, com relação a essa ultima, ninguém vai querer algo assim!

No entanto, algumas coisinhas podem deixar a interpretação e representação desses indivíduos mais divertida e individualizada. Só que eu vou abordar no próximo post.






moticon wink