Seguidores

Dungeons (e mapas) para suas aventuras- a Cidade da Costa

Deixe um comentário

Depois dos nossos últimos mapas de dungeons resolvi trazer hoje um mapa de cidade. Normalmente mapas de cidades têm duas funções claras – pode servir como elemento central ou secundário de uma quest e, principalmente, é uma ótima forma de enriquecer ainda mais seu cenário. Por mais que usemos cenários prontos, não importa o sistema, nada impede, e mesmo recomenda-se, que coloquemos elementos nossos nele.

Cidades, maiores ou menores, podem ter seus pontos que as destaquem em comparação com outras. Lojas, guildas, personalidades, não importa, crie os elementos que mais lhe agradem ou importantes para sua aventura ou campanha. Por isso mesmo esses mapas de cidades são tão interessantes. Nem sempre os mestres têm tempo, paciência ou no meu caso, talento para desenhar um mapa. Tendo ele pronto, é só você acrescentar o que mais lhe agrada.

O mapa de hoje é de uma cidade chamada Frosthaven [criação de J. Edward para o Cartografersguild] tem muitos elementos ótimos para uso em suas aventuras. A cidade é um pequeno porto e portos sempre nos trazem bons elementos – tavernas cheias de piratas, mercados com especiarias exóticas e um bom local para se conseguir um navio para descobrir se aquele mapa de uma ilha com tesouro é verdadeiro ou não. A cidade pode ser considerada de pequeno porte contendo não mais dos que quatro ou cinco centenas de moradores. Além disso, um elemento que me chamou a atenção foi que ela possui uma pequena área rural mapeada com suas moradias. Duas moradias em especial – no leste e no oeste – podem ser bem utilizadas pelo mestre.


Na cidade temos uma praça central e uma feira e algumas áreas arborizadas como pequenas florestas. Além disso, temos duas zonas elevadas com construções – algo como um pequeno quartel e uma torre. Com estas dimensões eu não colocaria mais do que duas guildas (uma ligada à comércio) e três ou quatro lojas, além de umas duas tavernas. O mapa tem uma legenda que pode ou não ser utilizada (de forma adaptada) pelo mestre. Como elementos extras uma pequena ilha no rio ao lado da cidade e uma floresta nas proximidades.

Coloque a cabeça para funcionar e divirta-se!